Somatização: aquilo que não dizemos, acumula-se no corpo!
- Barbara Todesco de Souza
- 5 de out. de 2021
- 2 min de leitura

Estima-se que uma em cada cinco pessoas tende a traduzir angústias e conflitos psicológicos em sintomas físicos ou doenças corporais.
Será o seu caso?
•
Em geral, corpo e mente funcionam bem. Mas, às vezes, a sobrecarga é tanta — física ou emocional — que desequilibra esse funcionamento. É assim que nascem as somatizações.
•
A palavra somatizar remete a apresentar sintomas no corpo, mas sem existir uma doença física associada ao desconforto.
•
Normalmente quem somatiza percebe os sinais corporais, mas não se dá conta do processo mental.
•
Hoje sabemos que todas as doenças têm um lado psicossomático — isto é, há tanto componentes físicos quanto fatores psicológicos envolvidos. Seria reducionismo achar que o ser humano não passa de um corpo que adoece.
•
Sendo assim a doença é uma produção do próprio ser humano que adoece ao ser influenciado pelo mundo exterior.
Considerando este pressuposto entendemos que a somatização, que é uma ação sobre o corpo (soma = corpo), nada mais é do que a representação física do desequilíbrio psíquico e biológico do indivíduo.
•
Quando não conseguimos elaborar e ressignificar essas emoções, que são os sentimentos vivenciados, nosso organismo entra em colapso, ou seja, o sistema psíquico (mente) avisa o sistema neurológico (cérebro) que há algo errado, este por sua vez repassa a informação ao sistema imunológico (órgão de defesa) que finalmente comunica ao sistema endócrino o problema, e este finalmente leva a uma alteração no organismo resultando no adoecimento.
•
Apesar da complexidade da situação, é possível que através de mudanças de rotina e comportamento, possamos atingir o equilíbrio entre corpo e mente e eliminar os sintomas...
👉Manter o equilíbrio emocional através do autoconhecimento;
👉Ser flexível e buscar novas formas de lidar com as dificuldades;
👉Respeitar seus limites, pois todos nós os temos;
👉Evitar agir por impulso, o que pode levar-nos ao arrependimento e culpa;
👉Não tentar resolver tudo sozinho, fale sobre seus sentimentos e dúvidas;
👉Faça exercícios físicos, mantenha uma boa alimentação e aproveite a vida.
•
A visão holística, nos permite abordar o indivíduo em sua totalidade e principalmente, como um ser único, com necessidades únicas , propondo um tratamento específico para o quadro apresentado.
•
Se mesmo diante destas mudanças você ainda apresentar os sintomas, um profissional especializado deve ser consulta.
Se permaneceu alguma dúvida, envie um email, que terei o prazer em responder.
Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer meu espaço que fica na Avenida Paraná, 1755 Boa Vista/ Curitiba, e mude agora mesmo seu estilo de vida.do.



Comentários