Você tem medo de quê??
- Barbara Todesco de Souza
- 23 de ago. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de set. de 2021

O medo é uma reação normal, e apesar da sensação desagradável que proporciona, tem caráter protetor e é fundamental para nossa sobrevivência.
Geralmente aparece como resposta a situações interpretadas como PERIGO.
Neste momento o cérebro ordena a liberação de hormônios como adrenalina, nor adrenalina e cortisol, preparando o organismo para defesa. Esta liberação na maioria das vezes é controlada para evitar o medo desmedido.
Mas, nem todas as pessoas conseguem dominar o medo. Em alguns casos, ele se torna paralisante e se contrapõe a qualquer tentativa de racionalizar a situação. Sabe-se que a resposta está sendo exagerada, mas torna-se muito difícil controlar a sensação, podendo desencadear sintomas físicos como vômitos, mal estar e até mesmo desmaios.
Sentir medo não é doença, e paralisar diante de uma determinada situação não é uma escolha naquele momento.
O medo de determinadas coisas, pode nunca desaparecer por completo, porém existem estratégias para lidar com a situação e criar uma relação mais ajustada.
COMO LIDAR COM O MEDO?
O medo pode ser comparado a uma planta ...quanto mais você cuida e cultiva, mais ela cresce. E cresce à medida que procrastinamos o seu enfrentamento.
•
Buscar fortalecimento emocional e auto conhecimento, ajuda no entendimento da causa, regula as emoções e a partir daí, modifica os comportamentos.
•
➡️Aceite seu medo:
O primeiro passo é aceitar e entender o medo. Defina qual é o seu medo e em que situações ele aparece.
➡️Escreva sobre o medo:
Escrevendo é possível organizar os pensamentos e emoções e aliviar o que está sentindo.
➡️Mantenha seus pensamentos positivos:
É preciso aprender a dar proporção aos nossos pensamentos. Além disso, a energia que cultivamos, direciona nossa vida, e pensamentos como "não vou conseguir superar" tornam a resolução mais difícil.
➡️Enalteça suas vitórias:
Valorize cada pequeno progresso no enfrentamento do seu medo.
➡️Fale sobre seus medos:
O diálogo pode ser uma ferramenta poderosa para o alívio e cura. Procure uma pessoa de sua confiança e abra seu coração. Você não está sozinho!
➡️Foque na respiração:
Respire fundo e lentamente, assim você tira o foco da situação estressante.
➡️Exponha-se gradativamente às situações que lhe despertam medo.
➡️ Não tenha vergonha de pedir ajuda;
Quando o medo passa a ser desproporcional e afeta o indivíduo física e psicologicamente, gerando até mesmo comprometimento de sua vida social, deve-se buscar uma ajuda profissional.
••Um psicólogo pode ajudar na compreensão dos sentimentos e gatilhos emocionais.
••A acupuntura através do reequilíbrio energético ajuda a harmonizar as emoções.
••A microfisioterapia é capaz de "limpar" as cicatrizes emocionais que desencadeiam o medo, regular o organismo e devolver a sensação de bem estar.
•
Quando não nos dispomos a encarar nosso medo, o que sobra é uma vida repleta de retraimentos, o que acaba por boicotar nossas reais possibilidades de felicidade e realizações.
Se permaneceu alguma dúvida, envie um email, que terei o maior prazer em responder.
Reserve um momento em sua agenda e venha conhecer meu espaço que fica na Avenida Paraná 1755, Boa Vista/ Curitiba, e mude agora mesmo o seu estilo de vida.



Comentários